Os dias 29 e 30 de outubro foram reservados para o cumprimento da agenda do Seminário Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do Município de Capitão. Os encontros aconteceram em dois momentos específicos, totalizando oito horas de trabalho realizadas com a participação de pais, educadores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, diretores e gestores.
Na abertura, realizada no dia 29, a Secretária Municipal de Educação e Cultura Lovani Bruxel reforçou a importância do Programa para o município e ressaltou o empenho de toda a equipe envolvida. Na seqüência, a Coordenadora Local Ana Paula Hammes Zambiasi, colocou aspectos de ordem técnica voltados para a carga horária, objetivos do programa, pessoas envolvidas e co-participação dos governos Federal, Estadual e Municipal através de termo de adesão firmado entre os entes federados.
Posteriormente, os participantes deste dia (pais e educadores de Ensino Fundamental) foram divididos em três diferentes grupos. Cada um participou de três oficinas distintas coordenadas pelas professoras alfabetizadoras. Na oficina de pintura com dedo, as professoras do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Linha Marinheira, Miriam Ames e Cristina Ziem, trabalharam aspectos voltados para a expressão dos sentimentos, a motricidade, o coordenação motora, a imaginação. Ao som de músicas previamente escolhidas, desenhos variados e multicores surgiam representando raiva e alegria. Após, foram colocados aspectos das seqüências didáticas trabalhadas com os alunos em sala de aula, partindo dessa mesma atividade: produção de escrita individual, de modo autônomo e com ajuda de escriba, leitura de textos contemplando diferentes gêneros textuais de acordo com aspectos constantes da fichas de direitos de aprendizagem, trabalhadas durante o período da formação local.
Já na oficina dos trava-línguas, as professoras do 2º ano, Aline Leidens e Gislaine Blasi, trabalharam aspectos de pulso, ritmo, rima, silabação, lateralidade e coordenação motora. Através de estratégias variadas, pais e educadores foram desafiados a superar desafios que surgiam. A cada trava-língua, muitos risos tomavam conta do ambiente deixando transparecer a importância de exercitar a oralidade.
Já na oficina da explosão de cores, a mistura de diferentes elementos foi a tônica. Partindo da contação da história “Bom dia todas as cores” de Ruth Rocha, as alfabetizadoras do 3º ano, Patrícia Schneider e Mársia Gasparotto Graff, propuseram a realização de uma experiência que tinha como ingredientes leite, anilina e detergente. A surpresa e o espanto diante do inusitado, ficou expressa nos olhares curiosos e no sorriso alegre dos participantes, que puderam visitar o tempo da infância. Nesta oficina as educadoras reforçaram a importância de oportunizar às crainças leituras diversas, de gêneros textuais variados, de modo lúdico e prazeroso. Após a realização das oficinas, todos voltaram ao mesmo ambiente para a socialização das vivências, de modo coletivo, sendo que ficou evidenciada na fala dos pais presentes a importância de momentos como estes. Através deles torna-se possível sentir o mesmo que os filhos sentem quando precisam realizar uma tarefa em sala de aula. Durante a conversa, foi sugerido que se realizassem mais encontros como estes e muitos se dispuseram a participar de atividades e estratégias variadas durante os momentos de aula, integrando pais e filhos.
Após Orientadora de Estudos Alessandra Ames destacou a importância da família no processo de ensino aprendizagem, através de ações simples como o acompanhamento dos trabalhos escolares, tema, a participação nas ações propostas pela escola, reforçando que para que o Pacto efetivamente seja bem sucedido, escola e família precisam trabalhar em parceria em prol da alfabetização dos alunos do ciclo de alfabetização.
Na seqüência, passou-se ao momento final em que os pais puderam assistir depoimentos de seus filhos sobre aspectos variados de suas vidas na escola e na família, sendo que, ao final, cada família foi agraciada com um exemplar do DVD.
No dia 30, o encontro aconteceu com as profissionais de Educação Infantil, sendo que a sistemática de trabalho foi a mesma, diferindo apenas no enfoque em relação ao atendimento nesta etapa. Foi reforçada a necessidade de se trabalhar na perspectiva do letramento, oportunizando desde cedo o acesso das crianças a diferentes gêneros textuais.
Ao final, as alfabetizadoras realizaram uma avaliação do evento, considerando o mesmo muito positivo.