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INÍCIO DO ANO LETIVO MARCADO POR FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Nos dias 12 e 13 de fevereiro os professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio das redes municipal e estadual de Capitão, estiveram reunidos para participar de formação continuada organizada pela Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte do Município de Capitão. A atividade teve início no dia 12 pela manhã, com a acolhida realizada pela Secretária Municipal Lovani Bruxel e pelo prefeito Municipal César Beneduzi, que desejaram a todos um ano produtivo, reforçando o compromisso de cada educador, na construção do conhecimento, independente de sua área e nível de atuação. Na sequência, realizou-se a palestra “Relações Étnico-Raciais: como trabalhar a cultura afro e indígena na sala de aula”. A temática foi abordada pela palestrante Selenir C. G. Kronbauer, com graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela FEEVALE, Especialização em Supervisão Escolar pela UFRJ, Mestrado em Teologia, Religião e Educação pelas Faculdades EST. A palestrante atua como professora de Ensino Superior e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Identidade das Faculdades EST de São Leopoldo. O trabalho foi dividido em três etapas, sendo realizada primeiramente uma abordagem da parte conceitual e legislação referente à obrigatoriedade da abordagem do assunto na educação, num segundo momento o compromisso dos educadores frente a essas temáticas e, no terceiro momento, foram tratadas questões pontuais e dúvidas dos participantes.
Já no turno da tarde, o trabalho foi realizado através de parceria entre os municípios de Capitão de Travesseiro, quando mais de quarenta professores deste município se juntaram ao grupo já formado pela manhã. Neste turno, o palestrante César Aparecido Nunes, um dos mais renomados conferencistas em educação no Brasil, licenciado em Filosofia, História e Pedagogia; Mestre, Doutor e Livre-Docência em Filosofia e Educação pela UNICAMP; professor titular da Faculdade de Educação UNICAMP na área de Filosofia da Educação; Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA; Presidente Nacional da ABRADES (Associação Brasileira para Educação Afetiva e Ética Sexual), buscou desenvolver uma abordagem sobre a nova concepção de educação e humanização na prática educacional e escolar. A temática do trabalho foi “Educação, humanização e formação de professores: nova relação ética e pedagógica na escola que acolhe.”
No dia 13, à tarde e à noite, os trabalhos foram retomados com a condução da professora Selenir C.G. Kronbauer, através da temática “Como organizar uma proposta de trabalho interdisciplinar contemplando a Cultura Afro-brasileira. Africana e Indígena.” Esta parte do trabalho teve dois momentos distintos. À tarde, com professores de Ensino Fundamental e Médio das redes municipal e estadual de ensino e, à noite, com professores de Educação Infantil. Na dinâmica dos encontros, primeiramente foi realizada uma retomada da abordagem conceitual, para após, em grupos menores, fazer um levantamento de dados: diagnóstico a partir de atividades que já estão sendo realizadas em sala de aula. Após socialização das ideias pelos grupos, a palestrante propôs o Ensaio de um Projeto/Programa de Trabalho, realizado coletivamente. Formação_Profes